Bancos de Dados

 

Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGDB) são fundamentais para a existência dos sistemas de informação. Embora dados possam ser armazenados fora de um SGBD, a capacidade que estes têm de organizar uma quantidade enorme informação é fundamental para implementar as estratégias que permitem o funcionamento de empresas.

SGBD são usados em aplicações de diversos tipos, fazendo-se presentes em praticamente toda a gama de software de computador. Quanto maior a quantidade de dados e a complexidade de um aplicativo, mais interessante torna-se o uso de um SGBD. Aplicativos multi-usuário, por exemplo, demandam o uso de um SGBD para coordenar a interação em tempo real entre os usuários. Mas mesmo em aplicativos feitos para usuários individuais eles são convenientes: muitos programas de correio eletrônico e organizadores pessoais estão baseados em SGBD.

Dada a importância que os dados têm hoje para as organizações, não é aceitável a perda de um banco de dados. Em alguns casos, esta perda pode até mesmo inviabilizar a continuidade da empresa. Fazer backup dos SGBD é imprescindível.

Fazer backup de um banco de dados, porém, não é uma tarefa trivial. Cada SGBD trabalha de maneira diferente, com protocolos e procedimentos que devem ser respeitados no ato do backup.

De maneira a simplificar e garantir a integridade dos backups de SGBD, a Virtos oferece o S.O.S Backup Database. Com ele, os usuários podem fazer, de forma descomplicada, o backup online de vários bancos de dados: SQL Server, Oracle, MySQL, Firebird e outros.

Fonte:

Wikipedia

Veja Também:

Tutorial de configuração e restauração do banco de dados SQL Server 2012 via S.O.S Backup.