conversion google

COMO FAZER BACKUP

  • Suporte

O que é e como fazer backup

Fazer cópia de segurança, ou simplesmente fazer backup, é uma tarefa imprescindível tanto para uma empresa quanto para qualquer pessoa que utilize-se de um computador. Obviamente, fazer backup de dados pessoais é tarefa bem mais simples que fazer backup dos dados de uma empresa, mas em ambos os casos backup é de suma importância.

Para quê serve um backup?

Podemos perder nossos arquivos por vários motivos: mau funcionamento do computador ou do software, vírus, queda de energia, roubo, incêndio. O próprio usuário pode apagar alguma informação sem querer. Podemos querer recuperar uma informação antiga que foi modificada. Por estes e muitos outros motivos, a única forma de não perder informações é fazendo backup.
O gráfico abaixo representa os princiapis motivos da perda de dados.

 

Como fazer backup de seu computador pessoal

Neste caso, temos dados que normalmente são fotos, documentos pessoais, trabalhos de aula, vídeos e outros arquivos.

Para fazer este backup, é importante primeiramente saber o que se deseja gravar em um backup e onde estão estas informações (arquivos e pastas) em seu computador. Além disso, é preciso definir quando será feito o backup de todas as informações de uma só vez (operação esta que chamamos de backup completo ou full) e quando salvar no backup apenas as informações mais recentes (backup incremental ou diferencial). Por último, precisamos definir onde gravar estes backups (destino). O destino do backup pode ser num pendrive ou na nuvem, por exemplo (ou em ambos). É importante que o destino não fique fisicamente próximo de onde os dados originais se encontram. Resumindo, sabendo o que backupear, quando e onde, resta apenas saber como. Para isso você tem duas opções: fazer backup manual ou automático.

Backup manual: escolha os arquivos e pastas importantes para inserir no backup e, utilizando algum compactador, crie um arquivo que contenha-os e o salve este arquivo no destino escolhido.

Backup automático: utilize uma ferramenta de backup (existe ferramenta gratuita para isso) e configure a política de realização de backup (origem, agenda dos backups completos e incrementais e destino). Daí em diante basta você acompanhar os logs que esta ferramenta deve disponibilizar para saber se seus backups estão sendo efetuados corretamente ou não.
 

Como fazer backup dos computadores de sua empresa

Numa empresa, tanto a quantidade quanto a complexidade das informações são maiores (disaster recovery e banco de dados em uso, por exemplo), portanto a política de backup deve ser mais elaborada. Precisamos de destinos também mais robustos, que comportem o maior volume de dados e que sejam mais rápidos, como por exemplo fitas magnéticas e libraries. Neste caso, fazer backup manualmente torna-se inseguro, ineficiente e caro (pois envolverá mais recursos humanos do que se você utilizar uma ferramenta de automatização de backups). Em empresas, recomenda-se a realização de backups automáticos (veja aqui qual o produto ideal para sua necessidade).

 

Como fazer backup na nuvem

Para informações de como fazer backup na nuvem, visite a página "Como fazer backup na nuvem".

Redes Sociais

Acessar o Facebook da Virtos Backups Automáticos Acessar o Twitter da Virtos Backups Automáticos Dicas e Tutoriais em Vídeo S.O.S Backup Windows, Linux, Servidor, Restauração
 

Informativo

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades no seu e-mail.
 

Chat Atendimento X S.O.S Backup Windows, Linux, Servidor, Restauração